A ETER, enquanto Escola que se propõe a ministrar Educaçãoo Profissional de Ní­vel Técnico, tem como missão preparar cidadãos conscientes de seu papel social, político e profissional na sociedade brasileira. Para que se possa alcançar este objetivo, busca-se desenvolver a construção de um saber que possibilite ao educando a construção do conhecimento, com vistas à  produção do pensamento, crítico e responsável, criando-se, para isso, um espaço de gestão-participativa, que objetiva a qualidade do processo pedagógico e do relacionamento prazeroso de toda a comunidade escolar.


Assim sendo, busca-se alcançar as seguintes metas:


  • Proporcionar aos nossos alunos o desenvolvimento de suas potencialidades, tanto no aspecto profissional, quanto no cultural, a fim de garantir-lhes o uso pleno de sua cidadania;
  • Promover a transição entre a escola e o mundo do trabalho, capacitando os seus alunos e buscando desenvolver habilidades gerais e especí­ficas, para o pleno exercício de futuras atividades produtivas;
  • Reunir o corpo docente, discente e toda a comunidade escolar, em torno de uma prática de co-gestão, a fim de estabelecer uma relação prazerosa e solidária no trabalho;
  • Buscar informações relativas à atividades profissionais, junto a empresas, estagiários e egressos, visando à  adequação permanente dos cursos, conteúdos programáticos e equipamentos técnico-pedagógicos para atendimento das alterações tecnológicas do mercado, no ambito estadual;
  • Implementar mudanças no processo técnico pedagógico, visando à  reformulação constante da educação profissional na escola, consequência da atualização dos professores; paralelamente, adequar currículos e cursos; organizando metodologias de ensino que se dirijam à pesquisa nas diversas à¡reas e à  revisão das ações dos processos de avaliação.

Planejamento

  • Toda aação social (principalmente no campo educativo) deve pressupor um projeto que contenha intencionalidade, estudos prévios, procedimentos claros e avaliação.

Determinação

  • Independente do contexto adverso, das condições externas, o poder de realizar depende antes de mais nada do indivíduo. Para a ETER, a determinação é uma qualidade a ser perseguida.

Disciplina

  • Determinação e disciplina andam de mãos dadas. Disciplinar-se não é submeter-se. Acordar regras e cumpri-las, com orgulho, para o bem da coletividade.

Compromisso

  • Acreditamos no valor da palavra, acima de tudo. Compromisso é o que leva as pessoas de uma organização a trabalharem juntas, pelos mesmos ideais.

Franqueza

  • Porque a verdade deve ser a base de qualquer relação humana.

Respeito

  • Acreditamos que disciplina, cooperação, organização não se conquistam por medo. Mas por respeito, que deve começar pelo respeito a si mesmo.

Crença

Nas Missões Populares, os Missionários Redentoristas pregam a Redenção pela Palavra “ a Boa Nova da Redenção; na Escola Técnica Redentorista, o trabalho realizado sob a ética de uma educação libertadora e da opção evangélica e preferencial pelos pobres, é uma Marca de REDENÇÃO neste Nordeste sofrido e, ao mesmo tempo, SINAL E REALIZAÇÃO DE BOA NOVA para os POBRES.

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